quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Escola Drº José Arouche discute a criação do Grêmio estudantil

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.  O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Objetivos
É importante deixar claro que um dos principais objetivos do grêmio estudantil é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.

Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.

Na tarde de hoje alunos e professores do ensino médio estão reunidos para discutir a criação do Grêmio estudantil da escola.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Como surgiu o Dia da Consciência Negra


Em 1971 (mesmo ano de fundação do grupo), ele propôs uma data que comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e sua contribuição ao país. Escolheu o dia 20 de novembro, por ser o possível dia da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 1695. Era  muito mais significativo e emblemático do que comemorar o dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, quando o regime escravocrata estava falido e não havia mais como se manter.
O 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez naquele mesmo ano de 1971. A ideia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado. De lá para cá, a data tem motivado a promoção de fóruns, debates e programações culturais sobre o tema em todo o país.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

BONECAS DE PANO: A ARTE DE BRINCAR

A professora Clênia, educadora de Artes da Escola Drº José Arouche propôs  aos alunos confeccionarem bonecas negras, bonecas de pano, como uma forma de resgatar o histórico das brincadeiras com brinquedos feitos com materiais alternativos e também como uma extensão da discussão a cerca do fato de que as bonecas negras não tem destaque nas lojas, a maior parte, senão a maioria das bonecas, são branquinhas dos olhos azuis. O trabalho ficou lindo acompanhem!





TRABALHOS DO PROJETO A COR DA CULTURA A TODO VAPOR

A culminância do projeto A COR DA CULTURA SOU NEGRO CONSCIENTE acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, nestas últimas semanas o trabalho tem se intensificado e os ensaios das apresentações estão acontecendo com frequência. Nas fotos os alunos da sala 03 vespertino, apresentam suas pesquisas sobre os HERÓIS DE TODO MUNDO, as personalidades negras de sucesso, essas pesquisas serão reapresentadas no dia 28 na culminância dos trabalhos.






domingo, 3 de novembro de 2013